Nessa obra, Sérgio Buarque de Holanda busca mostrar nossas raízes, a cultura brasileira que afeta todos os setores do país.
As nações ibéricas. "O que entre elas predomina é a concepção antiga de que o ócio importa mais que o negócio e de que a atividade produtora é, em si, menos valiosa que a contemplação e o amor".
O caçador/coletor (aventureiro) que é um dos personagens que fazem parte da construção cultural barsileira, juntamente com o lavrador (trabalhador). O ideal do aventureiro é "colher o fruto sem plantar a árvore". "Esse tipo humano ignora as fronteiras, no mundo tudo se apresenta a ele em generosa amplitude e, onde quer que se erija um obstáculo a seus propósitos ambiciosos, sabe transformar esses obstáculos em trampolim. Vive dos espaços ilimitados, dos projetos vastos,
dos horizontes distantes".
"O trabalhador, ao contrário, é aquele que enxerga primeiro a dificuldade a vencer, não o triunfo a alcançar. O esforço lento, pouco compensador e persistente, que, no entanto, mede todas as possibilidades de esperdício e sabe tirar o máximo proveito do insignificante, tem sentido bem nítido para ele. Seu campo visual é naturalmente restrito. A parte maior do que o todo".
"...nem o aventureiro, nem o trabalhador possuem existência real fora do mundo das idéias".
"'Um português', comentava certo viajante em fins do século XVIII, 'pode fretar um navio para o Brasil com menos dificuldade do que lhe é preciso para ir a cavalo de Lisboa ao Porto'".
"Assim é que, em portaria de 6 de agosto de 1771, o vice-rei do Brasil mandou dar baixa do posto de capitão-mor a um índio, porque "se mostrara de tão baixos sentimentos que casou com uma preta, manchando o seu sangue com esta aliança, e tornando-se assim indigno de exercer o referido posto".
Os nossos índios, tinham dificuldades (insuperáveis) em aprender os idiomas nórdicos , ao passo que o português, como o castelhano, lhes era muito mais acessível. "Os pretos velhos, se dizia que não o aprendiam nunca.
"Desses calvinistas holandeses é impossível dizer-se, como se disse, por exemplo, dos puritanos da América do Norte, que, animados pela inspiração bíblica, se sentiam identificados com o povo de Israel a ponto de assimilarem os indivíduos de outra casta, de outro credo e de outra cor, estabelecidos na Nova Holanda, aos cananeus do Antigo Testamento que o Senhor entregará à raça eleita para serem destruídos e subjugados".
"...homem de bom entendimento e prudência, esse prelado notou que, quando mandava comprar um frangão, quatro ovos e um peixe para comer, nada lhe traziam, porque não se achavam dessas coisas na praça, nem no açougue, e que, quando as pedia às casas particulares, logo lhas mandavam. 'Então disse o bispo: verdadeiramente que nesta terra andam as coisas trocadas, porque toda ela não é república, sendo-o cada casa."
"...durante a grande época do café na província do Rio de Janeiro, não faltou lavrador que se vangloriasse de só ter de comprar ferro, sal, pólvora e chumbo, pois o mais davam de sobra suas próprias terras".
"... a própria palavra 'família', derivada de famulus, se acha estreitamente vinculada à ideia de escravidão, e em que mesmo os filhos são apenas os membros livres do vasto corpo, inteiramente subordinado ao patriarca, os liberi".
"... o pátrio poder é virtualmente ilimitado e poucos freios existem para sua tirania. Não são raros os casos como o de um Bernardo Vieira de Melo, que, suspeitando a nora de adultério, condena-a a morte em conselho de família e manda executar a sentença, sem que a justiça dê um único passo no sentido de impedir o homicído ou de castigar o culpado, a despeito de toda a publicidade que deu ao fato o próprio criminoso".
" A nostalgia dessa organização compacta, única e intransferível, onde prevalecem necessariamente as preferências fundadas em laços afetivos, não podia deixar de marcar nossa sociedade, nossa vida pública, todas as nossas atividades."
" O trabalho mental, que não suja as mãos e não fatiga o corpo, pode constituir, com efeito, ocupação em todos os sentidos digna de antigos senhores de escravos e dos seus herdeiros".
"Estereotipada por longos anos de vida rural, a mentalidade de casa-grande invadiu assim as cidades e conquistou todas as profissões, sem exclusão das mais humildes".
Cidade de Salvador no século XVI era uma cidade esquisita, de casas sem moradores, pois os proprietários passavam o mais tempo em suas roças rurais só vindo no tempo das festas.
A habitação em cidades é essencialmente antinatural, associa-se a manifestações do espírito e da vontade, na medida em que opõem à natureza.
"... a história não somente 'acontece', mas também pode ser dirigida e até fabricada".
A Universidade de São Marcos, em Lima. "... com os privilégios, isenções e limitações da de Salamanca, é fundada por cédula real de 1551, vinte anos apenas depois de iniciada a conquista do Peru por Francisco Pizarro".
"O padre Manuel da Nóbrega, em carta de 1552, exclamava: '... de quantos lá vieram, nenhum tem amor a esta terra...'".
"...a palavra 'desleixo' - palavra que o escritor Aubrey Bell considerou tão tipicamente portuguesa como 'saudade' e que, no seu entender, implica menos falta de energia do que uma íntima convicção de que 'não vale a pena'".
"... a guerra não se faz com invenções, senão com fortes corações".
"Não fez Deus o Céu em xadrez de estrelas...".
No Paraguai, todos se entendiam em guarani, e apenas os mais cultos sabiam o espanhol. Com estranhos só se falava espanhol.
"...'porque nem falar sabe', diz o bispo. E ajunta:'nem se diferença do mais barbaro Tapuia mais que em dizer que he Christão, e não obstante o haver se casado de pouco lhe assistem sete Indias concubinas, e daqui se pode inferir como procede no mais".
Em relação aos índios: "...em vão trabalha quem os quer fazer anjos antes de os fazer homens"
O autor diz que para conquistar um cliente no Brasil ou na Argentina, tem que começar fazendo dele um amigo.
Completa dizendo que as relações entre patrão e empregado costumam ser mais amistosas aqui do que em outra parte.
As relações entre os brasileiros se fundam no parentesco, na vizinhança e na amizade.
"Não existe, entre o círculo familiar e o Estado, uma gradação, mas antes uma descontinuidade e até uma oposição."
"E se bem considerarmos as teorias modernas, veremos que elas tendem, cada vez mais, a separar o indivíduo da comunidade
doméstica, a libertá-lo, por assim dizer, das 'virtudes' familiares."
"... 'a criança deve ser preparada para desobedecer nos pontos em que sejam falíveis as previsões dos pais.' Deve adquirir progressivamente a individualidade, 'único fundamento justo das relações familiares'. 'Os casos frequentes em que os jovens são dominados pelas mães e pais na escolha das roupas, dos brinquedos, dos interesses e atividades gerais, a ponto de se tornarem incompetentes, tanto social, como individualmente, quando não psicopatas, são demasiado frequentes para
serem ignorados.' E aconselha:'Não só os pais de ideias estreitas, mas especialmente os que são extremamente atilados e inteligentes, devem precaver-se contra essa atitude falsaas, pois esses pais realmente inteligentes são, de ordinário, os que mais se inclinam a exercer domínio sobre a criança. As boas mães causam, provavelmente, maiores estragos do que as más, na acepção mais generalizada e popular destes vocábulos'."
"... são os órfãos, os abandonados, que vencem a luta, sobem e governam."
"... a contribuição brasileira para a civilização será de cordialidade - daremos ao mundo o homem cordial."
"... a polidez é, de algum modo, organização de defesa ante a sociedade." "Equivale a um disfarce que permitirá a cada qual preservar intatas sua sensibilidade e suas emoções."
" Os que assistiram às festas do Senhor Bom Jesus de Pirapora, em São Paulo, conhecem a história do Cristo que desce do altar para sambar com o povo."
O horror às distâncias faz parte do espírito brasileiro.
"Não admira pois, que nossa República tenha sido feita pelos positivistas, ou agnósticos, e nossa Independência fosse obra de maçons."
No Brasil "ocupar cinco ou seis cargos ao mesmo tempo e não exercer nenhum é coisa nada rara."
"... mais de cem estudantes conseguiam colar grau na Universidade de Coimbra todos os anos, a fim de obterem empregos públicos, sem nunca terem estado em Coimbra."
"Os campeões das novas ideias esqueceram-se, com frequência, de que as formas de vida nem sempre são expressões do arbítrio pessoal, não se 'fazem'ou 'desfazem' por decreto.
"por ora a cor do governo é puramente militar e deverá ser assim. O fato foi deles, deles só, porque a colaboração de elemento civil foi quase nula. O povo assistiu àquilo bestializado, atônito, surpreso, sem conhecer o que significava."
"Os melhores, os mais sensíveis, puseram-se a detestar francamente a vida, o 'cárcere da vida', para falar na linguagem do tempo."
"Tornando possível a criação de um mundo fora do mundo, o amor às letras não tardou em instituir um derivativo cômodo para o horror à nossa realidade cotidiana. Não reagiu contra ela, de uma reação sã e fecunda, não tratou de corrigi-la ou domina-la; esqueceu-a, simplesmente, ou detestou-a, provocando desencantos precoces e ilusões de maturidade. Machado de Assis foi a flor dessa planta de estufa."
"... os nossos homens de ideias eram, em geral, puros homens de palavras e livros; não saíam de si mesmos, de seus sonhos e imaginações."
A alfabetização sem outros elementos fundamentais da educação é como uma arma de fogo posta nas mãos de um cego.
O Brasil se envergonhava (e ainda se envergonha) de si mesmo, de sua realidade biológica. Espalhou-se a ideia de que o país não pode crescer pelas suas próprias forças, e sim por força exterior, necessitando da aprovação dos outros.
O país só recorreu à guerra para ganhar respeito, não por ambição de conquista.
Fomos um dos primeiros países que aboliram a pena de morte, na prática antes que na legislação.
"... não são as leis escritas, fabricadas pelos jurisconsultos, as mais legítimas garantias de felicidade para os povos e de estabilidade para as nações."
A sociedade foi mal formada no Brasil desde suas raízes.
No Brasil as constituições foram feitas para não serem cumpridas e as leis para serem violadas.
"A tese de uma humanidade má por natureza e de um combate de todos contra todos há de parecer-nos, ao contrário,
extremamente antipática e incômoda. E é aqui que o nosso 'homem cordial' encontraria uma possibilidade de articulação entre seus sentimentos e as construções dogmáticas da democracia liberal."
Dessa forma Sérgio Buarque de Holanda encerra seu livro, expondo a tendência diplomática brasileira de que somos cordiais e apaziguadores, que não significa que não nos posicionemos política, econômica e militarmente.
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