sexta-feira, 28 de novembro de 2014

O Sagrado e as construções de mundo - fichamento crítico

Esse livro é a reunião de vários artigos que professores de "Ciências da Religião" da Universidade Católica de Goiás escreveram como roteiro para aulas de introdução à teologia na universidade.
"Dá-se mais atenção à investigação científica, que se volta à tecnologia de ponta, do que à própria adequação desta aos valores humanos e aos direitos da pessoa."
"Eu sou eu. Só posso ser eu. Só quero ser eu. Você é você. Só pode querer ser você. De nada adianta querer imitar os outros, pois, ao fazê-lo, perdemos nossa autenticidade. O melhor é a gente querer ser o que é, aceitar-se como se é. Somos todos diferentes. Procure ser você, apenas você. Deixe que os outros sejam como são. Não é bom que as pessoas sejam diferentes umas das outras? É muito melhor. Não é verdade? Pensar assim, revela uma mente aberta à realidade, mais acolhedora e compreensiva (NOVAIS, 1994, p.13, 24)."
Toda pessoa decente zela pelo seu nome.
O nome define a função, o trabalho que a pessoa deve desempenhar no plano do Reino de Deus.
"O amor a si mesmo é prioritário, é o começo de tudo. Quem não se ama, não é capaz de amar alguém, nem merece ser amado."
"Quem não se ama espalha, dispersa tudo para longe de si."
"Saber conviver com a diferença é sinal de saúde psicológica e espiritual, porque quem preza a própria liberdade respeitaa liberdade do outro em sua diferença e até se alegra com ela."
"...  verdade flui de várias maneiras - por manifestações culturais, sociais - e passa, necessariamente, por muitíssimos tipos de leituras, visto que "os nossos ângulos de ver a Verdade ainda não é a Verdade Toda..."
Não é possível ter uma compreensão de Deus por meios racionais e lógicos "O indivíduo deve participar de Deus".
Concluímos que o processo da influência é incosciente em ambas as partes. O processo de imitação desenvolve-se como parte da participação mística."
Não é tão simples como muitos querem pensar, pois não precisamos apenas de comida e bebida, contatos físicos e relações sociais, mas precisamos também descobrir o sentido da nossa vida.
Se as forças sobrenaturais são ou não são verdadeiras não é importante.
"Os artistas, nessa ânsia de entender o mistério da vida, deixam-nos em suas pinturas, estátuas, poesias, textos e músicas, caminhos possíveis para outros que se debatem na mesma busca e com as mesmas perguntas para compreendereem Deus."
"Com nossa inteligência e imaginação podemos voar longe, sonhar um mundo fantástico, visitar outros lugares, criar situações, mergulhar na vastidão da imaginação. É a capacidade de 'transcender-nos'. Os filmes, por exemplo, são terrenos privilegiados da criatividade e da fantasia humanas, tanto é que saindo de uma sala de cinema tem-se a sensação de se ter vivido uma experiência fantástica que provoca um pequenos choque com a realidade cotidiana."
"Nesta busca de respostas e de sentido, o ser humano fazendo uso de sua capacidade de transcender-se, se abre ao 'Transcendente', como ser superior, imortal, divino, que está no início e no fim de tudo. Na história da humanidade, a crença num ser transcendente, criador e mantenedor da ordem cósmica é atestada nos mitos de origem em praticamente todas as religiões. Ele pode ser definido como o Bem, a Ordem, a Providência divina, a Perfeição, a Vida, a Causa Primeira, Deus
etc. A ideia fundamental, porém, é a mesma: trata-se do princípio infinito que está na origem da vida do universo, de sua conservação e ordem, para o qual tudo está orientado no futuro. Pela filosofia tal conceito é definido como 'causa não causada' (Tomás de Aquino), ao passo que para a teologia é um ser transcendente: Deus."
"... um ser perfeito não pode criar outro ser perfeito,porque estaria criando a si mesmo."
Os três elementos básicos que formam uma religião: "um corpo doutrinal sólido, um conjunto de ritos e um grupo sacerdotal responsável pela tradição, interpretação e pelo correto ' funcionamento' da estrutura.”
“ A teologia pressupõe a experiência religiosa e a fé.”
“A teologia se baseia na revelação de Deus que pode ser natural (na criação), ou sobrenatural (história sagrada, tradição oral e escrita, profetas, Jesus etc).”
“... para a ciência, a verdade é o ponto final de um procedimento metodológico; para a Teologia, a verdade nos procede e transcende, podendo ter acesso a ela somente por revelação e pela fé”
“ A experiência religiosa, quando lida pelo enfoque da razão, torna-se objeto de estudo e investigação das várias ciências humanas, como a Antropologia, a Sociologia, a Historiografia, a Psicologia etc.”
A religião é um dos ingredientes da cultura de um povo pois ela é a busca dos significados e respostas às perguntas profundas.
“ A religião não é patrimônio exclusivo das igrejas. É fruto da história dos povos e a eles pertence como um dos elementos mais significativos e importante de suas culturas; porque ela, antes de ser a estruturação de certa experiência religiosa é, e representa, o anseio humano de se transcender e de se encontrar com aquele Ser, no qual a humanidade encontra as respostas às suas perguntas profundas”
“mito é um relato de um acontecimento originário, no qual os Deuses agem e cuja finalidade é 'dar sentido' a ua realidade significativa” (CROATTO, 2001, p.209)
“O vinho consagrado, mesmo sendo sangue de Cristo, pode embebedar, do mesmo jeito que o não consagrado.”
“... o Bhagavad Gita, a canção do amado, o texto sagrado mais popular da Índia, em que Krishna transmite ao guerreiro Arjuna a sabedoria de vida essencial do yoga;”
Buda não deixou nada por escrito, seus ensinamentos foram reunidos e escritos por seus discípulos por volta do século IV a.C.
A Bíblia Hebraica é também considerada como escritos sagrados para os muçulmanos, pois Abraão é respeitado como patriarca e referência religiosa para esse povo.
Lao Tse, nascido em 604 a.C. "teria passado a primeira metade de sua vida como bibliotecário da corte e, a segunda metade, como contemplativo. No fim da vida, rumo ao Tibete, montado num boi, embrenhou-se na floresta onde, segundo tradições, vive até hoje".
"Maomé é o nome ocidentalizado de Muhammad Ben Abdallah, um grande místico que passava noites em oração."
O exemplar mais antigo do Alcorão data de 776.
Com o passar do tempo as religiões sofrem algumas crises, pois a sociedade se transforma. Alguns dos desafios das religiões são "a dificuldade de se orientar no mundo moderno; a crise da autoridade tradicional, a crise das referências, dos controles e dos valores" e também "o desejo de integração e ascensão social e o medo do descenso".
Muitas pessoas criam suas próprias religiões à partir de recortes que elas tiram de universos religiosos diferentes.
"O indivíduo pode entender-se a si mesmo comparando-se com os outros, com valores, instituições e significados presentes na sociedade. Caso não consiga se localizar em relação ao lugar que ocupa no seio da sociedade, ele sente-se ameaçado de perder os laços que o satisfazem emocionalmente, de perder sua orientação na experiência da vida, ou seja, sente-se ameaçado de anomia".
"Outra forma de resolução é ainda a concepção do 'carma' que crê na transmigração das almas e nas reencarnações, que podem ser em outras vidas melhores, até chegar à divindade, ou em vida piores, até chegar ao estado do animal" (WEBER, 1991).
"Adquire, então, a mania de projetar na ideia de Deus seus próprios atributos, em lugar de tomá-los para si mesmos; ou seja, o ser humano fabrica a religião, uma imagem invertida do mundo, porque o mundo mesmo está invertido".
"... a religião é a expressão da miséria real, mas é também o protesto contra a miséria real".
No budismo, a monja mais velha tem o dever de prestar reverência ao mais novo dos monges.
Na teologia feminista "a Bíblia não é mais aceita acriticamente como a palavra de Deus, nem o Gênesis é considerado um relato histórico sobre a origem do mundo e da sociedade humana".
"O pudor que encobre seus membros ou lhes cerra os lábios é a própria marca da feminilidade" (MATOS, 2003).
A Hermenêutica bíblica feminista "apóia a mulher na sua luta por libertação e direitos mas, ainda assim, encara-a como um ser inferior no momento em que a iguala aos fracos".
"Um estudo à parte seria sobre a família, tão decantada 'célula mater' da sociedade; mas esta é autoritária e esta a serviço do poder, sendo, portanto, reprodutora e fiel servidora do aparato do poder constituído. Qual o ditador que não lançou mão da família para reafirmar sua dominação?". "A Igreja institucional equivoca-se compartilhando desse universo patriarcal".
"A religião é a alma ou a dimensão central da cultura" (BELLO, 1998)
A cultura é o lugar da diferença, do debate.
"O preconceito torna-se então uma postura, uma concepção, pela qual algumas pessoas consideram sua cultura, suas crenças, seus símbolos, superiores e/ou melhores do que os dos outros povos e de outras culturas (etnocentrismo), servindo-se assim de avaliações negativas sobre as pessoas- suas culturas, seu imaginário simbólico, suas crenças e o seu ethos -, isto é, seu modo de ser no mundo."
"Às vezes, tem-se a impressão de que as religiões só conseguem se impor arrancando o 'convertido' de seu modo de ser no mundo, desenraizando-o de seu universo familiar, cultural e religioso."
"Não haverá paz no mundo sem paz religiosa", e para essa paz ser uma realidade é preciso um compromisso das pessoas de fé de conviverem pacificamente, independente da fé ou religião que cada um tiver."
Na indústria da guerra os EUA chegaram a gastar 446 bilhões de dólares em 2004. "Conforme o Banco Mundial, este montante corresponde a dez vezes mais do que o necessário para reduzir a pobreza mundial pela metade, sendo que 'bastariam os gastos militares norte-americanos de somente 40 dias para conseguir este objetivo" (MARROQUÍN, 2003, p.43)
"Necessário, afinal, se faz optar entre 'Deus e o Mammon/dinheiro' (Mt 6,24) porque esta escolha repercurte na vida cotidiana de todo mundo, sobretudo das pessoas empobrecidas, e contribui ou prejudica processos de construção de culturas de paz".
"Eles perceberam, como Dom Hélder Câmara, que todo pensador e toda teoria, também a teoria teológica, sempre estão ligados a um lugar social e a determinados interesses. Nesse sentido não existe conhecimento neutro".
"Como viver hoje a palavra de Jesus "eu vim trazer liberdade aos cativos" e não traduzir isso em solidariedade para com os injustamente presos, para com os perseguidos e excluídos de nossa sociedade? E havia ainda essa questão: que contribuição minha teologia e minha igreja podem dar aos esforços dos pobres que já estão lutando pela libertação da fome, da pobreza e da marginalização?"
"No martiriológio latino-americano para cada dia do ano há uma pessoa que tombou, vítima da violência policial, do latifúndio, da segurança nacional ou das segurança dos privilégios da burguesia".
A defesa da vida é o foco principal da teologia da libertação hoje. Não são mais somente os pobres que lutam pela vida, para não morrer. A terra, as águas, a fauna e a flora também estão ameaçadas por essa civilização predatória, consumista e insensível que se globalizou com o mercado capitalista".
"Não se pode ler e estudar a Bíblia na base do fundamentalismo/concordismo, pois isso é falta de respeito ao mundo das ciências e à fé".
A narrativa da criação do livro do Gênesis "é um poema universal que sintetiza em uma semana, os cinco bilhões de anos da história do universo".
"A linguagem é mítico-simbólica conhecida no seu tempo não só em Israel mas em outros povos orientais, que falavam da 'árvore da vida'(Gn 2,9), da 'serpente' (3,1), um tmpo de paraíso no início dos tempos".
"Nas bíblias, em português, fala-se da 'costela' do Adão. No entanto a palavra hebraica (letza) pode significar, melhor que costela, o 'lado'. Quer dizer, Deus tirou um lado de Adão, e, assim, formou Eva".
"...religião dos cananeus: era uma religião agradável, com o culto ritual do sexo, sem compromisso ético, apenas com exigências de colocação de ritos".
Nas "teses" da ciência atual ficam excluídas quaisquer referências a elementos ou processos não materiais. Conceitos como alma ou espírito não ajudam a elucidar, ao contrário são complicadores.
"Em todos os discursos religiosos o divino é algo 'externo' e o mesmo tempo 'estranho'. Esta exterioridade não é física e territorial como as palavras 'externo' e 'estranho' sugerem, mas não temos imagens melhores para expressá-la. A palavra que se tornou a designação própria desta exterioridade é 'transcendência'."
A teologia possui uma forma peculiar de observar a vida, é diferente do científico, utiliza o método hermenêutico.
Construir constantemente o sentido da respostas é rumo da Teologia.
"A Teologia é como um olhar dirigido para o passado que permite avaliar, de alguma forma provisória e preventiva, as
imaginações do futuro, a Teologia é uma estratégia de reflexão sobre o presente."
"Acreditar épermitir que uma narrativa saia do quadro da simples leitura e gere um mundo."
"A revolução biotecnológica afetará todos os aspectos de nossa vida. A forma como nos alimenttamos, como namoramos e casamos, como temos os nossos bebês, como educamos e criamos nossos filhos, como trabalhamos, como nos envolvemos com a política, como expressamos nossa fé, como percebemos o mundo ao nosso redor e nossa posição nele - todas as nossas realidades, pessoais e coletivas serão profundamente tocadas pelas novas tecnologias do século biotecnológico. A revolução biotecnológica obrigará cada um de nós a espelhar seus valores mais íntimos, levando-nos a ponderar sobre a questão máxima da finalidade e sentido da existência (RIFKIN, 1999, p.248)"
"A realidade se constrói valendo-se dos critérios de validação dos discursos aceitos".
O papel de construir o significado da doença e morte, assim como da cura, foi assumido, em quase todas as culturas humanas, pela religião. E estatisticamente a crença na medicina ainda não ultrapassou a crença nos poderes sobrenaturais de cura."
E sobre a fé, cabe a citação do grande médico-mágico da Renascença, Paracelso, que dizia:"Não é importante que o sujeito de nossa fé seja verdadeiro ou falso, pois os efeitos são os mesmos. (...) a fé realiza o milagre, seja ela fé justa ou fé errada."
Afirmação do biólogo Henri Atlan (1992, p.235): "Já não se interroga mais a vida nos laboratórios mas apenas nos interessamos pela lógica a organização dos sistemas vivos".
O espiritual é que leva, em todas as suas características e exigências a pessoa a buscar os mistérios e o transcendente.
Os quatro conceitos teológicos importantíssimos para a vida humana:"'fé', que é uma realidade inata em todos os indivíduos; a 'alegria', como fonte de energia para promover as expectativas da existência; a 'esperança', como propósito de motivações que determinam a nosso futuro; e a 'paz', tão necessária, em qualquer época, para a vida de cada um até a vida no planeta."
"O mistério é o grande tema das religiões, da fé, da espiritualidade, da teologia."
"... em virtude dos acontecimentos que levaram as pessoas a praticarem, acadêmica ou socialmente, ações com grande influência racional positivista, o lado interior acabou ficando em plano secundário. No entanto, mesmo não aceitando esta realidade ela existe e continuará presente em nossas vidas."
"Estamos colocando a Boa Nova na camisa de forças da lógica excludentedo capital? Priorizar o problema social no Brasil de hoje é um desafio."
"Já a linguagem da experiência religiosa é a fé, o sagrado. A fé remete a uma experiência fundante de sentido para a totalidade da existência e do mundo. Esta linguagem sempre usa símbolos e metáforas, pois fala de uma realidade real, mas intangível, o mistério de Deus, que é trnascendente e inesgotável."
"Quanto mais mercadorias, mais felicidade, essa é a promessa de 'salvação'. Naturalmente essa ideologia vai dizer que quem não consegue ser um 'vencedor', é porque não batalhou o suficiente, fracassou por própria culpa. O que a ideologia não explica é porque a grande maioria nunca consegue 'chegar lá', por mais que se mate de trabalhar. Temos de novo uma concepção religiosa, no caso a 'teologia da prosperidade', reforçando um sistema econômico-político injusto."
"O senso comum não vai muito além das conversas de feira."
"O excesso de sofrimento humano, na tragédia social da fome, por exemplo, não pode ser expresso ou revelado por meio dos procedimentos teórico-metodológico das ciências humanas ou sociais. Sofrimento, vida e morte, sempre concretos e singulares, desaparecem atrás da metodologia científica, dos parágrafos do código civil, dos dados e da estatística social, pois neles as pessoas comparecem como generalidades abstratas, sem história e sem rosto, mas a teologia não pode
substituir os sujeitos pela quantificação das tabelas, pelo anonimato das leis ou pela abstração das cifras econômicas.
Para ela o sofrimento tem relevância não porque foram duzentas pessoas que morreram e não 'apenas duas', mas porque o sofrimento é a linguagem da presença de Deus no mundo."
"Quantos cientistas conhecem o sofrimento apenas por meio de gráficos e tabelas? Quantas vezes juristas fazem do julgamento de um pobre a arena para sua promoção pessoal? Quanta soberba e distanciamento pode existir nos procedimentos mais profissionais, especializados e científicos? Quantos cientistas e profissionais se acostumaram tanto a ser chamadas de doutor, vossa excelência, meritíssimo, reverendíssimo que se esqueceram que são seres humanos, iguais em dignidade a
todos os outros?"
Somos todos irmãos, iguais tanto em dignidade como em direitos e deveres.
É preciso uma valorização das outras dimensões humanas: na sensibilidade, na espiritualidade e na postura ética.

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